Há várias maneiras de transformar
um livro numa experiência de aprendizagens e desenvolvimentos. Trarei sugestões
e cuidados fundamentados no desenvolvimento da criança, que ajudam a criança a
pensar, a se autoconhecer, a identificar suas emoções, sentimentos, conhecimentos
e comportamentos, bem como a gerí-los. Claro, que a experiência de leitura
dependerá do mediador/leitor e do desenvolvimento da criança ou do jovem. Especificarei
quando necessário.
1. Peça ao seu filho para
escolher um livro ou escolha você um que tenha uma mensagem que considere
importante discutir com ele. Ou que a personagem viva um problema semelhante ao
que ele vive, pois perceber no outro é sempre mais fácil. E quando o filho
percebe no outro fica mais fácil fazê-lo perceber em si. E percebendo em si,
fica mais fácil mudar e/ou gerir seja comportamento, pensamento ou emoção.
2. Ao ler para a criança de
qualquer idade é bom que estejam em um lugar confortável, iluminado, tranquilo,
sem muitos distratores. Se ela for maior, deixe-a ler.
3. Leia devagar página por
página, mostrando em cada uma a gravura. Não comente nada, apenas leia para que
você possa perceber e entender como o seu filho percebe e entende sem a
interferência da sua interpretação.
4. Se ele fizer algum
comentário no decorrer da leitura, apoie-o e o ajude a organizar o seu
pensamento e a fala, sem pensar ou dizer por ele. Se ele fizer alguma pergunta,
responda com a mesma pergunta que ele fez e o deixe responder. Segure-se mesmo
que saiba a resposta. Pois, a pergunta e a resposta da criança nos dão dicas de
como está organizada a sua cabeça e como e onde podemos contribuir.
5. Ao final, conversem sobre a
história e não economizem perguntas. O que entendeu? O que aprendeu? Onde a
percebe na vida? Em que a história se parece com a sua vida? Como usá-la na
vida? Uma pergunta por vez. Formule e deixe a criança também elaborar seus
questionamentos.
6. Cada um entenderá a
história a partir do que já construiu em si e com a maturidade que lhe cabe,
inclusive do sistema nervoso. Importante! Antes de você dar a sua
interpretação, escute muito a criança ou o adolescente. Provoque-os para que expressem,
sem medo, o que apreenderam. Ótima maneira de conhecer o filho, o que e como pensa,
o que e como sente, e como age.
7. A criança menor
compreenderá mais pelo concreto, ao pé da letra, de forma simples, mas muitas
vezes com verdades complexas aos olhos dos adultos que conseguem ver com olhos
de criança. Por isso, atenção ao que ela diz, pois sabe dizer saberes
incríveis! Porém, ainda apresenta o pensamento confuso e lento, o que é normal.
Então, quando ela for explicar ou dizer algo, calma. Não se apresse para
completar o pensamento dela como quem adianta ou adivinha o que ela vai falar.
Não! Deixe-a ter o esforço de pensar, de pensar sobre o que pensa, de sentir e
falar. Segure-se, pois isso ajudará muito no desenvolvimento do
autoconhecimento, da linguagem e de suas funções executivas, fundamentais na
escola, e essenciais para a vida. E é de pequenininho que a gente começa e só
aprendemos a fazer fazendo.
8. Os pré-adolescentes e os
adolescentes conseguirão abstrair mais a mensagem e vê-la de modo metafórico,
reflexivo e mais profundo. Provoque estes diferentes olhares e as formas de
pensar, pois eles estão em ótimo momento para isso. E o desenvolvimento não
acontece por um acaso. Precisa ser bem estimulado e trabalhado. Aproveite a
história, façam-se perguntas mais profundas sobre ela, busquem analogias com a
vida, enfim, FILHOsofem e explorem os deliciosos diálogos entre pais e filhos.
9. Importante cuidar da
comunicação. Preste atenção à maneira como você reage ao que o seu filho diz e
pergunte-se sempre: “Esta minha reação favorece que ele me conte o que sente, o
que pensa e o que faz?” Simples assim.
10. Além da leitura, os pais
podem criar outras atividades como desenhar o que achou mais importante, mudar
o final da história, criar uma história diferente com a mesma mensagem, fazer
novas ilustrações, fazer a personagem com argila etc. Importante é sentir o
momento, estimular bom desenvolvimento e aproveitar-se do nosso poder criativo,
bem como o da criança.
Estas dicas, testadas e
aprovadas com filhas e alunos, proporcionam inúmeros benefícios ao
desenvolvimento da criança, do adolescente e da relação entre pais e filhos.
Além disso, a leitura do livro com diálogo, cuidados e uma boa dose de atenção,
ajuda os pais a conhecerem melhor seus filhos, suas dificuldades, o que sentem,
o que pensam e como agem. Tendo a história como apoio e deixando a criança se
colocar, estamos ajudando-a a por para fora o que às vezes ela nem percebe que
tem dentro. E identificar como está
sendo é a melhor forma dela se conhecer, refletir sobre si e aprimorar-se. Isto
também vale a nós e para todos de qualquer idade. Só mudamos aquilo que temos
consciência. Por isso, use e abuse das histórias para as crianças se
autoconhecerem, pois isso será de grande valia para o hoje e para o amanhã.
Boas leituras. Bons diálogos.
Boas inspirações. Felizes encontros.
Até a próxima!
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