25 de jan. de 2018

209. TDAH: ENTENDER PARA MELHOR AGIR.

“Compreender a mente humana e o comportamento produzido, inclui considerar seu contexto social e cultural.” (Antonio Damásio) Ou seja, qualquer que seja o transtorno, não se pode analisá-lo de modo isolado, mas por uma multidimensionalidade que inclui a biologia e o meio. O TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hipertividade, é um transtorno de neurodesenvolvimento, essencialmente comportamental. Há três fatores neurobiológicos, especialmente ligados ao (1) processo de mielinização tardio e amadurecimento cerebral mais lento, (2) disfunção neuroquímica e (3) ineficiente integração entre os sistemas de antenção, que comprometem o bom funcionamento cerebral, deixando a criança com TDAH lenta para amadurecer e rápida para se distrair.
Isto irá comprometer e muito o desenvolvimento do Pré-frontal, área de grande importância para as nossas funções executivas, como a organização e planejamento da ação; motivação; memória; controle emocional; controle de movimentos, resolução de problemas entre outras. Ou seja é uma área extremamente importante para o dia a dia, seja na escola, no trabalho, na vida. Também o portador, acaba tendo problemas com o sistema de recompensa cerebral e por isso mais do que ninguém precisa de feedbacks positivos para se motivar a seguir adiante. Todavia, por ser “excessivo” no que faz, acaba levando muita bronca, é taxado de preguiçoso, desleixado, o que pode agravar ainda mais o quadro. Tais disfunções acarretam três sintomas cardinais à criança com o TDAH: (1) Desatenção (divagação em tarefas; falta de persistência; dificuldade de manter o foco; desorganização), (2) Hiperatividade (atividade motora excessiva, inquietude extrema) e (3) Impulsividade (ações precipitadas, desejo de recompensas imediatas, incapacidade de postergar gratificação). Todavia, um diagnóstico sério e preciso “depende de uma avaliação que integre os fatores biológicos aos ambientais, relacionados à dinâmica familiar e emocional.” (Dr Mauro Muszkat). Mas atenção! No mundo todo, há uma média de 5% de crianças com TDAH e 2,5% de adultos. Contudo, aqui no Brasil, o número é bem mais elevado, o que nos faz refletir se não há uma hiperdiagnosticação. Temo que muitas famílias troquem educação por Ritalina, como faz uma conhecida minha com o filho. “Ele fica ótimo, tão bonzinho!”, diz ela. E como sei também de muitos estudantes que a tem usado para potencializar as suas funções executivas. É bom cuidar, pois há contra-indicações. Assim, antes de medicar, tenha certeza do diagnóstico, procure uma equipe multidisciplinar, para não colocar em risco o desenvolvimento do seu filho. Na próxima coluna, tratarei das principais dificuldades de quem possui o TDAH e como podemos contribuir para ajudá-lo a vencê-las.

Até lá!


Qualquer dúvida, email me

prof.ligiapacheco@gmail.com

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