20 de abr. de 2015

143. UM PASSO A FRENTE?


Sim e não, mas um passo por vez. Explico. 
É muito comum observar pais desejando o próximo passo do filho. Rolou na cama, já querem que sente. Sentou, já querem que ande. Andou, já querem que fale. Falou, já querem que leia e escreva. E assim por diante. Por um lado, isso é bem positivo, afinal sabemos o que a criança é e o que ela pode vir a ser. E queremos ver progressos. Por outro lado, esse desejo pelo desenvolvimento, se não for bem administrado, pode ser negativo. Primeiro que gera mais ansiedade. E, já basta o tanto que ela brota em nós assim que viramos pais. Pode ainda levar-nos ao erro de superlotar a agenda da criança para que ela potencialize o seu progresso. Além disso, ouço muito a frase: “Não vejo a hora que meu filho faça isso ou aquilo.” Todavia, ao focar o que a criança poderá fazer podemos desfocar o que ela está fazendo. E é uma pena perder o momento. Estes dias Gisele Bündchen despediu-se das passarelas e o motivo principal pareceu-me ser os filhos. Sabia que estava a perder desenvolvimentos importantes no aqui e agora. Não estou sugerindo que abandonemos a “passarela”, mas que vivamos e nos encantemos com cada momento que a criança vive. Pois o presente se faz do passado. E o futuro se faz do presente. Assim, pensar a um passo à frente é fundamental para fazer planejamentos e tomar decisões. Mas viver cada passo dado, cada nova aprendizagem da criança (e que são muitas!), é o melhor investimento e o melhor presente. Caminhemos.

28 comentários:

  1. Anônimo4/20/2015

    MUITO BEM APROPRIADO A NOSSA REALIDADE. MAIS UM TEXTO PARA PARAR, REFLETIR E SEGUIR ANDANDO DIFERENTE.
    OBRIGADA LIGIA
    FERNANDA ABREU

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, Fernanda! Você entendeu a ideia. Como diz a canção: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer."
    bj grande

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/20/2015

    Amiga Ligia, já vou compartilhar seu texto com minha filha, que tem dois garotos (meus netos). Muito apropriado ! Abraços. Almir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Almir, agradeço o compartilhar. bj grande

      Excluir
  4. É isso mesmo Ligia "....encantemos a cada momento..." Tudo tem hora certa para agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Para que curtir o amanhã? bj grande

      Excluir
  5. Anônimo4/20/2015

    Além do texto, amei também a imagem. Bem apropriada. Parece que fica na cabeça como alerta: "Pare!" Gostei!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta imagem foi feita por uma criança finlandesa. Estava num corredor, junto a muitas outras, de uma escola entre as tantas que visitei por lá. Também me passa essa imagem: PARE!!!!
      Bj gde

      Excluir
  6. Perfeito. Fundamental celebrar as conquistas das nossas crianças e "domar" a ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Eduardo, nós bem sabemos disso, não? kkk bj bj

      Excluir
  7. Muito bom, Lígia. Sem pressa. Terão a vida toda para serem adultos. Que nossas crianças possam curtir sua infância sem atropelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magna, que as mães nos ouçam!!!! Tão bom viver cada fase!
      bj

      Excluir
  8. Anônimo4/22/2015

    Muito bom, compartilhei! Bjs
    Edna Marchini

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/22/2015

    Como sempre seus artigos são ótimos. Hoje, como avó , tento vivenciar cada etapa da minha galerinha (são 5 ). Bjs, profe.
    Enedina Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enedina, Estou na fase da inveja branca. Cercada de amigas que ja são avós babonas. Dá uma vontade! Kkk Mas é passageira. Tudo a seu tempo. Bj gde gde gde

      Excluir
  10. Anônimo4/22/2015

    Verdade Ligia, agradeço a Deus ter vivido intensamente este período com Meus filhos. Nossa amizade hoje é fruto da infância vivida. O tempo passa rápido e isso pais precisam aproveitar a oportunidade que a vida lhes dá! Beijinho
    Magali Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maga, muito bom viver intensamente esse periodo da criança e da maternidade que são tão passageiros. Bjs bjs e bjs e um abraço em sol maior para conseguir atravessar o Atlântico.

      Excluir
  11. Anônimo4/22/2015

    Excelente texto de Ligia Pacheco sobre a educação dos filhos. Vamos refletir ...
    Ligia Bulhões

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/23/2015

    Amei! Um passo de cada vez!
    Elanni Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/23/2015

    Super curti seu texto, sou sua ex aluna, uma eterna aprendiz e agora mãe da minha pequena que tem apenas 4 meses. Compartilho dessa ansiedade desenfreada que acomete as mães, principalmente aquelas de primeira viagem. Me peguei pensando que eu já falei isso pra minha filhota: "filha mamãe não ver a hora de te ver andando, falando, lendo livros e etc, etc... a ansiedade pode atrapalhar o desenvolvimento natural da criança. Quero tanto que ela cresça gostando de ler que já comprei um monte de livrinhos infantis pra ela. Estou sempre lendo e mostrando a ela, deixando ela pegar, colocar na boca, enfim é muita ansiedade. Preciso entender que é um passo de cada vez.
    Mírian Belo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mírian Belo , tudo bem? Saudades das nossas deliciosas aulas. Olhe, eu sempre estou postando textos que ajudam com os filhos. Tudo testado e aprovado. Kkkk. Fique de olho. Ja ja sai o da Revista Pais & Filhos que também é bem importante: por que não dizer "não" às crianças. Bj gde

      Excluir
  14. Anônimo4/23/2015

    Muito bom Ligia Pacheco quando tuas palavras são tradução do que penso ou melhor do que nós pais, pensamos. É muito bom saber que não estou tão distante do mundo moderno pela maneira de repensar a relação com meu filho. Obrigado por compartilhar.
    Miguel Vieira Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Vieira Jr sempre bom saber que há mais gente caminhando na mesma direção. Grande abraço.

      Excluir
  15. QUE texto!!! Reflexão que pode ser desdobrada em muitos outras esferas da vida. Amei amei!! Cada vez mais orgulhosa da sua visão de mundo. Te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabi. Parabéns pela sua percepção! Bravo!
      Cada vez mais orgulhosa da pessoa que você está sendo. Te amo.

      Excluir