24 de set. de 2014

119- SORTE?



Frequentemente escuto que tenho muita sorte por ter duas filhas autônomas, responsáveis, esforçadas, carinhosas, cooperativas entre outras qualidades as quais confirmo todas. Sorte? Bem sei o investimento feito! Melhor ouvir o ditado: sorte é o encontro da competência com a oportunidade.
Para ser pai e mãe é preciso preparar-se. É incrível como temos faculdade de tudo, e não temos para pais. Preparamo-nos para nossas profissões, adquirimos diversos conhecimentos, habilidades e competências, que nos ajudam a perceber e a agir melhor em nossa área, inclusive a notar as oportunidades! Porém, deixamos o nosso maior projeto, a formação de um ser, para “estagiarmos” a partir do que sabemos. E seguimos aprendendo entre erros e acertos numa vida sem ensaio.
Como melhorar? Estudar o desenvolvimento do filho em seu aspecto social, cognitivo, motor, afetivo, psíquico. Saber como ele aprende e como é bom ensiná-lo. Participar de palestras aos pais,  ler blogs, revistas, livros... informações não faltam. Acompanhar o filho de perto, delegando o menos possível. Orientá-lo (que é diferente de fazer por ele) sem se levar somente pelo coração ou pelo cansaço. Não esperar resultados a curto prazo, lembrando que entre a semente e a flor há o cuidado, a paciência, a perseverança, a determinação. Não desanimar com os erros ou as derrotas. Eles fazem parte. Treinar a percepção, buscando ver para além do que se mostra. E, se a oportunidade está difícil ou não te salta aos olhos, crie-a. E boa sorte! :)

12 comentários:

  1. Anônimo9/24/2014

    Parabéns Lígia. Mais um post que nos põe a refletir.
    Obrigada,
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/24/2014

    Eu também sempre escuto que tenho sorte por ter filhos educados. kkkk Só rindo para não chorar.
    Parabéns pelo texto.
    Mariana Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa... só rindo para não chorar. rsrsrs
      beijo grande, Mariana

      Excluir
  3. Anônimo9/25/2014

    Ficou muito legal muito mesmo !
    Muito bem escrito, gostoso de ler e muito didático!
    Parabéns. Você tem arrebentado nestes posts !
    Beijos
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa boa!!!!! Obrigada pela força e carinho de sempre. bj grande

      Excluir
  4. Anônimo9/27/2014

    Sonho a realizar...Uebaaaaaa, ainda verei essa faculdade. Estaremos nessa. E no caso da sorte, é recíproca...vocês....elas....todos nós. Obrigada minha querida amiga pelas lindas publicações, pelo respeito e carinho com seus leitores e amigos. Deus te abençoe. Bjs. PatVal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada. Quanto à faculdade... esse blog já tem essa função. Uma faculdade mesmo, estruturada, já não sei. Pelo andar da carruagem, vejo cada vez mais os pais delegando os filhos a terceiros. Mas não percamos a esperança. bj

      Excluir
  5. Bem sabemos nós, que não somos frutos de sorte. E sim de muito cuidado, troca de terra, regagem bem pensada, troca de adubo e por aí vai.
    Belíssimo post! E mais uma vez, obrigada por todo o cuidado em nos educar, desde sempre. E por respeitar o nosso tempo e nossas escolhas. Você é mesmo única.
    Amo muito você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn!!!! Obrigada Filhota por perceber, reconhecer e aproveitar a educação dada. Amo muuuuuuito você. Saudades enormes.

      Excluir
  6. Olá Lígia
    Parabéns pela linda postagem. Agradeço também a Deus pelos meus filhos que são abençoados. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inesquecível Lucinalva, que Deus continue a abençoar você e a sua descendência. bj enorme

      Excluir