5 de set. de 2014

116: DIAS CONTÁVEIS.


O aplicativo “Project 365” foi-me apresentado pelas minhas filhas, enquanto conversávamos sobre ter dias contáveis. Esquentamos a conversa com a frase de Benjamin Disraeli- “A vida é muito curta para ser pequena.”- relacionando-a ao filme “Sociedade dos poetas mortos” no qual o professor (Robin Williams) repete aos alunos a frase de Horácio- “Carpe Diem” (Aproveite o dia)-, enquanto reforça a ideia da brevidade da vida e da importância de vivê-la de modo extraordinário. O aplicativo consta em postar uma foto do que lhe foi mais significativo naquele dia. Fiz isso por todo o mes de Agosto. Interessante reviver cada dia, refletir sobre ele, sobre todo o mes e o que o deixaria mais contável. O que não significa enchê-lo de coisas. Mas pensei ainda, em como este aplicativo pode ajudar a criança a repensar o seu dia, a colocá-lo em uma ordem cronológica, a entender o calendário e a escolher o que lhe foi mais importante. Também é ótimo para que os pais possam conhecê-la melhor, e o que a tem marcado. Contemplar o por do sol juntos, de repente, pode ser mais importante do que o último videogame que você comprou! Pode-se, ainda, colocar o mes numa cartolina e a criança desenhar, colocar legenda, o que lhe desenvolve outras tantas habilidades além da concentração. Até gosto mais dessa ideia. Sugiro que você faça um também. E juntos analisem cada desenho/foto, o seu todo, e conversem sobre a vida. Um excelente jeito de conhecer o seu filho e deixá-lo te conhecer. Um preventivo para evitar problemas futuros, e sem contra indicações.

5 comentários:

  1. E como filhosofamos sobre esse tema, hein? Muito obrigada por me ajudar a olhar que cada dia pode ser contável, de alguma maneira. Você é incrível!
    Obrigada por fazer parte dos meus dias, tornando-os sempre contáveis. Amo você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia é FILHOsofar com vocês! Em cada fase em que passaram e passam sempre fiquei en-cantada. E como aprendo!
      Amo você!!!!

      Excluir
  2. Anônimo9/06/2014

    Que ideia ótima a da cartolina mensal! Vou começar hoje mesmo com os meus filhos. Obrigada por mais essa. um beijo enorme
    Cris Silva

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris,
    Gostei da sua atitude: "Vou começar hoje mesmo". Isso aí. Aproveite que o mes ainda está começando e siga em frente. E boas conversas com os pequenos. É uma delícia surpreendente conhecer melhor dos filhos.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/27/2014

    Dias contávies....Uma vida contável;;;;que maravilha será. Ótima idéia, delícia de post. Bjs, PatVal

    ResponderExcluir