15 de jul. de 2014

108. EDUCAÇÃO PELO MUNDO V: Uma aula no Balé Bolshoi.

Credito: Reuters: Denis Sinyakov

Em Moscou, tivemos o privilégio de assistir uma aula em uma das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo: Companhia de Balé Bolshoi. Nela, os meninos, escolhidos a dedo, ficam dos 10 aos 18 anos, com disciplina, treino e vida digna de seus espetáculos. Entre eles estava o brasileiro Soares, cheio de sonhos, planos, determinação, consciente e agradecido por ser um privilegiado pela oportunidade. A aula aconteceu no teatro da escola. No grande palco cerca de 10 garotos esguios com cerca de 17 anos  aqueciam-se nas barras, com malhas que delineavam os perfeitos músculos.  Seus movimentos eram leves, limpos, graciosos e precisos.  Logo adentrou o professor, vestido de terno e gravata e se colocou na plateia dando o primeiro comando enquanto tirava o paletó. Era amável, doce, suave, mas também rígido e direto. Com os meninos já aquecidos, deu-se início pelos movimentos básicos, que iam tornando-se mais complexos conforme a perfeição dos movimentos. Assim, como deve ser a boa aprendizagem. O professor não poupava críticas nem repetições. Era claro, que ali não havia um grupo, mas uma equipe. Se um errava, a bronca era nomeada, mas todos repetiam. Aos poucos, e de forma bem dinâmica, foram fazendo movimentos em dupla, trios, quartetos, numa coordenação e velocidade que nos tirava o fôlego. Que seja assim também em nossas salas de aula.
Que privilégio! Que aquecimento, riqueza e aprendizado à alma, à educação e aos sentidos! Saí leve, dando piruetas no ar.

9 comentários:

  1. Anônimo7/15/2014

    Já assisti o espetáculo do balé Bolshoi e babei. Mas assistir a aula, fala sério!!!!! Que inveja branca!!! Parabéns Profe!!! Você é mesmo abençoada!
    beijos
    Laura Santos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/16/2014

    Que lindo e leve texto. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/16/2014

    Com a sua descrição, nos transportamos até lá! Que maravilha! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/22/2014

    Sabe o que vou pedir de aniversário? Tempo pra ler todos os seus textos! Olha só que presentao seria!
    Renatinha Vieira

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/22/2014

    Graças a Deus!!!Vc é mais que abençôada!!!
    Ontem encontrei um artigo que você nos pediu lá na FAFIRE, sobre tecnologias, e recordei tanto suas aulas!!!! Saudades!!!
    Cris Santos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/24/2014

    É Lígia, nosso grupo foi mesmo privilegiado! Parabéns pelas matérias... Bjs
    Edna Marchini

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/24/2014

    Ligia Pacheco que Senhor possa derramar muitas benças em tua vida. E não me canso de agradecer pelo belo trabalho. Muito obrigada!
    Cris Maciel

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/24/2014

    Com certeza Ligia Pacheco! Oportunidade ímpar de conhecer processos educativos diversos.... culturas e, é claro, de estar no Bolshoi!
    Gisela Tapioca

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/27/2014

    O Bolshoi...que deeeeeeelicia. Inveja branca Li. E que legal seus olhos encantados... Bjs PatVal.

    ResponderExcluir