17 de jan. de 2014

89. FAÇA DO SEU ANO UM BELO JARDIM.


No ultimo dia do ano passado ganhei uma agenda linda de uma amiga com diversas fotografias dos jardins de Claude Monet, inspiração para diversas de suas obras. Duas paixões, a pintura e a jardinagem, alimentando-se, alimentando-o, nutrindo-nos. Lindo de sentir e in-corporar!
Na primeira página a dedicatória: “Que cada um dos seus dias no próximo ano sejam belos e exuberantes como estes jardins.” Passeei pela agenda. Ao lado esquerdo, uma foto por semana, maravilhosa e tranquila. Ao lado direito, a semana, de segunda a domingo, e pequeno comentário sobre a imagem. Logo pensei: “Que assim seja! Dias como estes jardins!”
Após um forte abraço, a amiga complementou: “Quando o lado direito da agenda não estiver do agrado, olhe para o jardim.”
Minha caçula logo interferiu: “Mas o lado direito pode refletir o jardim. Tomara que as imagens reflitam o seu dia”. E a mais velha completou: “Que seus dias sejam tão lindos quanto estes jardins!”
Que lindo! Sim, cada um dos meus dias dependerá em boa parte de mim. Como um jardim. Posso deixar que ele aconteça por si só, deixando o mato crescer e o que aparecer. Ou construí-lo. Elencar prioridades e metas. Cuidar de cada parte, mesmo sabendo que não se há total controle. Chuvas, geadas, sol muito quente podem comprometer. Ter atenção às pragas, aos nutrientes, à luz e à ambientação. Saber podar, arrancar folhas mortas, contemplar e dar correção. Dedicar, persistir, surpreender, ousar, por um jardim que possa lindamente espelhar cada um destes dias. 

8 comentários:

  1. Anônimo1/17/2014

    Com metas claras tomamos as atitudes apropriadas em tempo hábil e com um pouco de bom senso nos enchemos de expectativas para a colheita. As vezes é salutar sermos surpreendidos com desafios que contribuem positivamente ao desenvolvimento da nossa inteligência. Parabéns! Adorei o texto...Na verdade chegou em boa hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá colher há que plantar. "Vamos lá fazer o que será." abraços.

      Excluir
  2. Ótima metáfora! Que nossos jardins sejam sempre bem floridos e felizes! E que nossos dias se espelhem neles! Um ano bem florido para nós! Texto maravilhoso! Te amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila Pacheco, ótima a sua percepção para a agenda... isso sim. Obrigada pela dica linda, rica e sábia. Te amo!

      Excluir
  3. Anônimo1/19/2014

    Que lindo. Vou começar a construir mais 1 jardim, para aqueles que não se lembram disso. Olha só que meta legal para 2014. Bjs Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá cuidar! beijo precioso. Filha. rsrsr

      Excluir
  4. Anônimo1/27/2014

    Micheli Seixas
    Façamos de nosso ano, um belo jardim sim Ligia Pacheco. Começando, por este grande presente que partilhas conosco; essa minuta de leitura, dentre as demais que virão. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheli Seixas, que o nosso jardim seja lindo, colorido, frutífero, sereno, cheio de flores, ainda que com os seus espinhos. Vamos lá fazê-lo e vive-lo. beijo grande

      Excluir