6 de jan. de 2014

88. CONTEMPLAR A CONQUISTA DOS FILHOS: NÃO TEM PREÇO.


Foto de Nelson Antoine/ Fotoarena
Andar, falar, pular, desenhar, pedalar, nadar, escrever, ler, pensar, contar, somar, multiplicar, brincar... É muito prazeroso acompanhar os filhos conquistando sonhos e desenvolvimentos. Seja qual for a fase e a conquista não há como não nos orgulharmos independente do resultado. Sempre acho o processo o mais bonito de se contemplar, isto é, de fixar o olhar com encantamento, com admiração. O resultado também importa, afinal será base para novas conquistas, mas o processo... Estamos acompanhando nossa caçula na 2ª fase da FUVEST (vestibular da USP). Por meses e meses vi esta menina debruçada em livros, apostilas, rascunhando aqui, desesperando-se ali, vibrando acolá. Vestibular é algo realmente desumano e ouvir a conversa desses meninos me dá um certo alivio: esquecemos a maioria destes conteúdos, abrindo espaço para aprendizagens mais significativas. Ao chegar lá, vários jovens aguardavam o portão abrir. A maioria parecia bem mais velha que ela, afinal entrar na USP de primeira é para poucos. Mas fomos leva-la em comitiva para darmos uma força: pai, mãe, irmã. E ela comentou: “Acho que sou a única que estou com a família.” Esperamos que ela entrasse e ficamos do lado de fora até que o portão se fechasse. Quando olhei ao redor, vi várias famílias também na mesma situação e pensei: “Que bonito é poder acompanhar de perto, afligir-se junto, mostrar apoio, mas deixar que os filhos conquistem por si os desafios que os esperam.” Amanhã, ao final da última prova combinamos de tomar um porre... de milk shake! Merecidíssimo! Tim tim.

2 comentários:

  1. Anônimo1/06/2014

    Me emocionei BF. E me coloquei no lugar de Camila e imaginei a felicidade, segurança e carinho que ela sentiu com essa comitiva especial. Tb fui testemunha do esforço dessa jovem guerreira. De dar inveja. Tudo vai dar certo com Fé em Deus. Ela já é uma vitoriosa, independente desse resultado. Parabéns ao quarteto. E tim tim antecipado...Brinde doce e merecido. Bjs queridos

    ResponderExcluir
  2. Me sinto enormemente privilegiada por fazer parte dessa família, por ter tido todo a base, suporte, orientações, ensinamentos, filhosofias, estímulos, cuidado, enfim, por toda a dedicação que sempre tiveram e ainda têm para com o nosso desenvolvimento. Melhor do que conquistar sonhos e alcançar voos desejados, é olhar pra trás e ver o apoio que nós temos. E isso só nos enche de coragem para alcançar voos ainda maiores.
    Muito obrigada por cada etapa. bjs e não se esqueça do quanto eu te amo.

    ResponderExcluir