16 de ago. de 2013

75- EDUCAÇÃO PELO MUNDO.CHINA: V. A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO.



Os chineses valorizam muito a formação integral e equilibrada da criança, deixando claro ser este um grande investimento para toda a vida. Boa parte das escolas, começam e findam o dia com uma atividade física, pois acreditam na relação corpo e mente. E em todas elas os alunos são avaliados por três critérios: resultado acadêmico, sociabilidade e saúde corporal. Assim, diferente de nós, os esportes, as artes diversas e as relações pessoais são valorizadas no mesmo nível de importância dos conteúdos acadêmicos. Como também, trabalham o conhecimento que o aluno tem de si, ensinando-os a ter controle do corpo e da mente. 
Nota-se que escola, pais e o próprio aluno colaboram nesta formação. A escola prima pela qualidade, acredita no potencial do aluno e está sempre atenta às suas deficiências e em como resolvê-las. Os pais pressionam a escola e os filhos por qualidade, investem na criação de hábitos para o estudo e em atividades extra curriculares. O aluno dedica-se com afinco ao aprendizado, tem consciência de sua responsabilidade nesta formação, além de reconhecer o investimento que a família e a escola fazem para esta viabilização. Assim, aproveita a oportunidade. E todos acreditam no poder da educação para alcançar patamares diferenciados. 
Com isso, não há espaço para a indisciplina, o tempo é bem aproveitado e a  diferença entre a média mais baixa e mais alta dos estudantes é mínima. Ou seja, todos os alunos são excelentes. Como vemos, não é só questão de genética. 

8 comentários:

  1. O processo educativo não é decoreba e sim formação e esta inclui corpo, mente e espírito.
    A China tem uma grande tradição de artes marciais e estas não são pancadaria, como vistos no ocidente, mas uma formação integral do individuo em busca do equilíbrio corporal, mental e espiritual. É a tradição que conta.
    Dagoberto Pacheco - Praticante de Kung Fu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A formação integral é fundamental, se quisermos seres únicos, complexos e inteiros. A fragmentação cartesiana, que ainda insiste em nossa era, não pode disciplinar com disciplinas seres e mundos. bj bj

      Excluir
  2. Anônimo8/20/2013

    Ligia, penso que a base de todo ser humano é a educação. E essa formação praticada pelo chineses é excelente. O equilíbrio é fundamental para viver e sobreviver. E a integração: escola, pais e alunos é fundamental para a formação dessa base. E vamos aprendendo com os chineses...Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcos, isto é incrível neles. Mas há algo que parece dar errado. Ainda que esta formação integral seja fundamental, os chineses parecem insistir em deixá-los todos iguais. Aprendamos com os acertos e com os erros. Grande abraço.

      Excluir
  3. Anônimo8/28/2013

    AH LIGIA, O BRASIL ALÉM DE MÉDICOS ESTRANGEIROS, DEVERIA TRAZER PROFESSORES CHINESES TB, RISOS. ÓTIMO POST. ABS CARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, esta foi ótima. Melhor mesmo é educar nossos educadores. Começar a educação integral por eles, pois só ensina quem aprende, não é?
      bj grande

      Excluir
  4. Anônimo8/28/2013

    Concordo Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, veja lá a resposta de Carla. Veja se concorda. abraços.

      Excluir