4 de jun de 2013

70- POR QUE A CHINA OCUPA HOJE O 1º LUGAR NO PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)?


Visitei escolas particulares e públicas em Pequim, Shangai e Hong Kong, além de participar de seminários com representantes do Ministério da Educação Chinesa. O que notei?
1. Eles recebem muito bem os seus convidados. Em todas as escolas havia um luminoso de boas vindas. E na maioria, tivemos apresentação de danças e músicas que divulgavam a sua cultura. 2. Eles tem plena consciência do que conquistaram, tem autoconfiança, sabem os desafios que os esperam e colocam prazos bem definidos para alcança-los. Inclusive já perceberam que muita pressão não tem ajudado na qualidade e estão revendo isso. 3. Entre a média mais baixa e a mais alta dos estudantes das escolas a diferença é mínima. Ou seja, todos os alunos são muito bons. 4. Bons, pois nota-se muita organização, disciplina, estudos individuais, investimento em estrutura, conteúdos acadêmicos, esportes e artes, além de muito apoio da família. 5. A concentração dos alunos é surpreendente. Entrávamos em salas de aulas de diferentes faixas etárias e os alunos não perdiam o foco. Fiquei a pensar em nossas crianças e na Ritalina (remédio para TDAH) cada vez mais presente em nossas salas de aula. 6. Ao perguntarmos como lidavam com a indisciplina, ficaram confusos ao responder. Logo notei que este problema não existe, pois não há espaço para ele. 7. Sempre fui avessa às premiações aos estudantes. E o que mais vi nas escolas eram troféus e divulgação dos melhores alunos nisso ou naquilo. Mas, gostei da intenção: usam a premiação para fortalecer a autoconfiança, o que facilita ao aluno desenvolver seus pontos mais fracos. 8. E o que achei mais maravilhoso: acreditam no potencial do aluno e investem para o seu desenvolvimento. Bem, nem tudo que vi gostei, mas gostei de muito do que vi.

16 comentários:

  1. Anônimo6/04/2013

    Sua experiência deve ter sido muito rica do ponto de vista da comparação do sistema educacional chinês com o nosso e serve para que os educadores aproveitem os pontos positivos apontados por vc para o aperfeiçoamento do nosso sistema. É no outro que melhor passamos a enxergar nós mesmos através de uma análise comparativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado: É no outro que melhor enxergamos a nós mesmos. Foi uma análise comparativa muito interessante, embora não há como olhar a partir de nossos olhos redondos. É preciso contextualizar.

      Excluir
  2. Anônimo6/04/2013

    A melhor educação, segudo o PISA, é a da Finlândia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o da Filandia. Não é mais. A China (Xangai) ocupa hoje o primeiro lugar, enquanto Finlândia ocupa o terceiro. Antes de corrigir, é bom pesquisar. :)

      Excluir
  3. Olá Ligia,
    O que você achou da comida? Eles ganhariam concursos de gastronomia?
    Abraços de um companheiro de viagem.
    Marcelo de Floripa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,
      Tudo é muito cultural. Lembra quando no primeiro seminário de educação uma diretora da melhor escola de Pequim disse que conheceu Natal-RN, que adorou, mas que infelizmente não havia restaurante chines? Logo pensei: Mas como ela não gostou da comida nordestina!!!! E assim é. A cultura diz muito de nós. Eu não gostei da comida. rsrsr E aquele mingauzinho gororoba de arroz servido no avião vai ficar prá história não? rsrsr
      Grande abraço

      Excluir
  4. Anônimo6/14/2013

    QUE DELÍCIA DE EXPERIÊNCIA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de aprendizado também. Amo tudo isso. rsrsr

      Excluir
  5. Anônimo6/19/2013

    LIGIA, BOM DIA. QUANDO TERÁ PALESTRA SUA AQUI EM SALVADOR? CARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, Este semestre dei 3 palestras em Salvador. Agora tenho agendada palestras para outros estados. Em Salvador, já marcado para fevereiro de 2014. Mande-me email que te integro nela. bj grande

      Excluir
  6. Anônimo6/28/2013

    CARAMBA, AMO A CHINA, TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER. QUE LEGAL. PARABÉNS. JÚLIA LOBO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, tudo vale a pena quando a alma não é pequena, não é? Vale a pena. Vá e depois me conte. grande abraço,

      Excluir
  7. Que experiência fantástica vc viveu. Parabéns Ligia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Foi mesmo uma experiência rica e cheia de aprendizados. Amo viajar e conhecer novas culturas.
      grande abraço

      Excluir
  8. Fez exatamente o que diz Saramago: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” Os acontecimentos estavam ali, diante dos seus olhos, mas as conclusões... ah, isso é mérito seu! Parabéns. E obrigada pelo banho de cultura que tem nos dado. bjs

    ResponderExcluir
  9. Gabi querida, que perfeita a sua citação. Amei. Obrigada pelo comentário tão querido. Amo você.

    ResponderExcluir