17 de out. de 2011

39- MEU FILHO NÃO ME RESPEITA!

Tem tido este problema? Você não é o único. Basta olhar em volta e verás o que tem acontecido. Em geral, quando não se respeita pai e mãe, não se respeita mais ninguém. É o que se observa em escolas, clubes, igrejas, shoppings, em espaços comuns. Ter respeito por si e pelos outros se aprende. Ninguém nasce sabendo isso. E se o seu filho não te respeita é porque assim ele aprendeu. Mas sempre há jeito. Veja algumas dicas.
* Respeite-se e se valorize. Só assim conseguirá ser respeitado.
* Respeite. Só assim poderá ser respeitado.
* Deixe claro e faça ajustes dos comportamentos do seu filho que não se alinham ao modo como você quer ser tratado. Mas faça isso com calma, persistência e sem medo. E é muito importante explicar à criança quais os princípios e/ou valores que estão por trás do comportamento desejado.
* Você é modelo do seu filho. Assim, fique atento também ao seu modo de agir. Seu filho aprende mais por suas ações do que por suas palavras. Como ele percebe o respeito que você tem pelo outro, por ele e por si próprio. É coerente com o que você diz?
* Reflita diariamente como você tem sido respeitado e como tem respeitado, para ir fazendo os ajustes necessários.
* E, não se consegue real respeito por decreto, chantagem ou vantagem. E nem de repente. Mas sim por aprendizagens provindas das experiências diárias. Invista sempre. Com consciência, respeito e paciência. Adianto: dá trabalho, mas vale!

Um comentário:

  1. Anônimo3/31/2013

    Estou com sério problema. Tenho 3 filhos e 1 filha. O mais velho tem 37 anos, ela tem 35 e os gemeos tem 32.Todos os rapazes são respeitosos, educados, mas ela tem tolerancia zero, não respeita a mim e ao meu marido. Agora estou percebendo que por ela ser muito geniosa eu me submeto a ela e não dei os parâmetros para ela saber se comportar.Gostei das suas dicas acima e resolvi escrever. Ela prejudica a todos e se prejudica.

    ResponderExcluir