21 de out. de 2015

169. PARA A BOA EDUCAÇÃO DOS FILHOS BASTA UMA BOA ESCOLA?

bigstockfoto

Um pai de duas crianças pequenas perguntou-me qual escola eu indicaria aos seus filhos. Com menos de cinco minutos descobri que para ele bastava uma boa escola para que os seus filhos fossem bem educados. Será? Está cada vez mais comum este discurso e é lamentável, pois a escola tem sim um grande papel na educação de nossos filhos, mas é na família que eles darão início à construção de sua identidade e personalidade e onde terão uma importante base ao desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor, que fará toda a diferença para o seu progresso na escola. Mas alguns pais reclamam: “Eu não sei educar, nem tenho tempo e nem paciência!” Entretanto, por melhor que seja a escola e por mais preparados que sejam os seus profissionais, ela não conseguirá suprir a carência da ausência familiar. Além disso, se a família não consegue dar conta de um, dois, três filhos, porque a escola conseguiria com seus tantos e tantos alunos? Importante ainda ressaltar que aluno tem um fim na escola, mas filho é para sempre. A escola tem sim o seu papel e que é diferente do papel da família. Mas são papéis complementares e por isso se fala tanto em parceria escola-família. Todavia, muitos pais têm delegado os seus filhos à escola, o que é uma medida perigosa com consequências graves. Não sabe educar? Ninguém nasceu sabendo. Informe-se. Há cursos, blogs, livros para isso. Não tem paciência? Aproveite para desenvolvê-la. Não tem tempo? Reflita sobre a sua agenda. Seus filhos agradecerão. E toda a sociedade também.

5 comentários:

  1. Anônimo10/22/2015

    Querida Lígia,
    Sou professora e é exatamente o que percebo. Os pais delegam para a escola a educação dos filhos. Lamentável.
    Agradeço por chamar a atenção deles.
    Grande abraço
    Fernanda Pimentel.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/22/2015

    Graças a Deus eu tenho consciência do meu papel. Mas eu realmente noto pelos amigos dos meus filhos que a educação da família tem deixado a desejar.
    Fábio Torres

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/22/2015

    Excelente e necessário texto.

    ResponderExcluir
  4. É realmente lamentável ver que muitos pais acham que a escola tem a obrigação de fazer o que eles deveriam ter feito desde o nascimento de seus filhos...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/27/2015

    Profe, você é show! Saudades das suas aulas.
    beijo enorme da Karina (FAFIRE)

    ResponderExcluir