18 de nov. de 2014

128. PENSAMENTO INDIANO E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.

Meu pai e minhas filhas. Foto com várias interpretações. 

Essa postagem foi pré-programada, assim como as anteriores. Hoje  escrevo no presente imaginando a possibilidade do futuro.
Nesse momento, devo estar do outro lado do mundo há 10 dias, fazendo mais uma pesquisa educacional, cultural e pessoal. Visitando escolas, universidades e tendo encontros com mentes brilhantes que percebem a educação de modo bem diferente do mundo ocidentalizado. Devo ainda estar conhecendo mais uma cultura e alimentando os meus sentidos num país tão diferente, país dos contrastes, onde parece se perceber simultaneamente o caos e a paz.
Dizem que quem vai a India volta transformado. E sei que assim voltarei, pois quando nos abrimos às novas aprendizagens, e elas acontecem, nossos circuitos mentais já não são os mesmos, transfomando nossa visão de mundo e de gente, incluindo a nós mesmos. Além disso, lá farei 50 anos, o que será bem significativo para mim.
Por ora, deixo-lhes um pensamento indiano que, a mim, muito diz dos filhos e das possibilidades que a educação irá gerar. E na volta trarei as novidades já vividas e as transformações experimentadas.

Para refletir:
A semente carrega em si a memória do passado e a possibilidade do futuro.

Até a volta!

5 comentários:

  1. Anônimo11/20/2014

    Espero que esteja aproveitando muito. Eu tenho um orgulho imenso de ter sido sua aluna. Beijo enorme
    Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Jâ estive em Mumbai, Bangalore, Pune e agora estou em Ahmedabad. A India é país que mexe. Que deixa a alma engrandecida e agradecida. País onde realmente o caos e a paz convivem. E o povo é tao doce e generoso que arranca lagrimas. Que lugar!!! Que olhos! Na volta contarei os detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/21/2014

    Profe querida,
    Contando os dias para ler as novidades sobre a educacao e a cultura na India. É uma maravilha "viajar" com voce.
    Beijos no coracao
    Miriam M

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/23/2014

    Ligia querida, aproveita muito e volta sim renovada, transformada, ILUMINADA e cheia de novos conhecimentos e visões do mundo e do ser humano, pra compartilhar conosco. E venha tb cheia de gás pra começar a outra metade do seu século. Pois espero que vc passe dos 100 e com muita saúde e vontade de viver. Bjs, PatVal

    ResponderExcluir
  5. Olá Lígia
    Passando por aqui para te desejar um feliz aniversário. Que Deus te abençoe sempre. Linda postagem. Bjs querida.

    ResponderExcluir