10 de mai de 2014

102. MATERNIDADE: QUE EXPERIÊNCIA!


Quando engravidei tive clara sensação. Nunca mais seria Lígia, mas Lígia acrescida. Foi a transformação mais importante da minha vida além da minha própria vida. A maternidade me centralizou, mudou minha visão de homem e de mundo, e de mim mesma. Mudou meu corpo, minha alma, transformou o meu ser. Ensinou-me a doar, a me entregar, a perceber os instintos em mim. Despertou nova força, uma garra desconhecida, a amar sem medo, sem fronteira e sem medida. Mudou o meu tempo, meu sono, sonhos, preocupações. Mexeu na minha agenda, nas prioridades, nos interesses e até em verdades, valores e princípios. Quanta coisa mudou em mim, e garanto, para melhor. 
Claro que nem tudo são flores, quem é mãe há de concordar. Assusta o tamanho da responsabilidade, as dúvidas e receios de não acertar. Não é fácil educar, ter que se desdobrar, potencializar o tempo, sentir-se esgotada e ter que ter prá dar mesmo quando não se tem. Também enlouqueci, gritei, chorei, zanguei, quis sumir, parar o mundo e descer. Mas não dá, e ainda bem. Pois entre perdas e ganhos, quem arriscaria abrir mão de ser mãe? Eu não. A maternidade me fez mulher, fêmea, guerreira. Deu-me novo sentido de vida, de completude, me fez inteira. Meu mundo ampliou, ganhou magia, cor, vida, energia. Tornei-me maior, melhor, mais feliz. Que experiência! Que maravilha! Quão agradecida sou de ser Lígia acrescida, de ser mãe além de mim, de ser mãe de Gabi e Camila. Começaria tudo outra vez se preciso fosse. 
FELIZ DIA DAS MÃES!

2 comentários:

  1. Me deixou com lágrimas nos olhos… Simplesmente sem palavras.
    É bom saber que tenho asas para voar e, mais do que isso, é saber que o ninho continua existindo. Isso só me dá força e orientação para os meus voos. Obrigada por tudo que é para mim.
    TE AMO muito.

    Obrigada pela base que me deu, por ajudar a construir minhas asas, por acompanhar meus voos e me ajudar a decidir encorajar a voar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/27/2014

    Esses PARABÉNS vão pra Gabi e Camila...Parabéns meninas por esta MÃE. Tribeijo. Tia Val

    ResponderExcluir