30 de abr. de 2013

68- EU, ETERNA APRENDIZ.


Ouvi um menino de cerca de 8 anos dando um recado aos professores: “Usem mais a tecnologia nas salas de aula! Mas se você é velho e não consegue, tudo bem. Mas, se você tem de 30 a 40 anos, ainda dá para aprender.” Achei graça do seu parâmetro de velhice, embora eu conheça velhos de 8 anos e jovens de 80. Por sorte, ele está errado, pois podemos aprender até o último suspiro. Ainda bem, pois já tenho 48! Nosso cérebro tem um alto poder de plasticidade. Viva! Mas é preciso disposição e abertura para continuar aprendendo e não se aprende passivamente. A aprendizagem é intencional e atencional.
Este ano comecei com grandes desafios de aprendizagem. E, por mais que já tenhamos experimentado algo, sempre há algo novo para desorganizar nossas conexões neuronais e reorganizá-la de modo mais amplo. Comecei um projeto novo: “Lígia Pacheco em 3 minutos”. Aprendi a gravar, filmar, editar. Fiz meu primeiro prefácio para um livro lançado em Portugal. Inesquecível. Fui entrevistada duas vezes pela BAND NEWS e aprendi dos bastidores da rádio. Dei palestras para pais e equipe pedagógica de várias cidades em diferentes estados do Brasil: SP, RJ, PE, BA, DF, GO, RN, CE, ES, MG. Aprendi mais da cultura local, do ser humano e fui desafiada a estudar ainda mais. E agora embarco para Dubai, China e Hong Kong com uma missão: pesquisar mais da cultura e da educação do oriente. Agradeço a Deus por me abençoar tanto e me dar tanta disposição para não envelhecer, mantendo-me uma eterna aprendiz. Até a volta!

12 comentários:

  1. Eu acredito que o que nos mantem jovens é a busca, a curiosidade, o conhecimento...é buscar sempre mais! Você é um exemplo de juventude! :-)

    www.leticiapsicologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Leticia, espero que meu espírito não envelheça nunca!
      bj grande

      Excluir
  2. Olá Ligia
    Ótima reflexão, precisamos aprender sempre. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva,
      Eternos aprendizes como cantava Gonzaguinha. sempre, sempre.
      beijão.

      Excluir
  3. Anônimo5/01/2013

    Afinal de contas, como diz Paulo Freire e adoçado por Ligia Pacheco: "Somos seres inacabados". Ufaaaaa que pique hein menina. Quando crescer quero ser igual a vc!! Parabéns minha querida amiga por cada aprendizado, por cada ensinamento, por cada experiência. Que Deus te abençoe e te acompanhe. Até a volta e já curiosa pelas novidades orientais. Faça uma ótima viagem. Beijos queridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia Valéria, tem coisa melhor do que ser inacabado? Eu adoro. bj grande e obrigada

      Excluir
  4. Eu fui uma pessoa abençoada por ter tido o privilégio de conhecer uma pessoa tão especial como você!
    Acredito que todos os dias aprendemos um pouco e assim é a vida somos uma eterna criança.
    Parabéns!
    Siga em frente!

    DIVA AURORA 02/05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diva pelo carinho!
      É mesmo um privilégio conhecer pessoas especiais. Que bom que te conheci. :)
      grande abraço,

      Excluir
  5. Boa sorte nesta nova empreitada!!! E pode contar comigo se precisar de "ajuda" para o projeto “Lígia Pacheco em 3 minutos”, espero que ele continue ativo mesmo com você longe do Brasil.

    Beijos
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, vou querer mesmo a sua ajuda. Amei as dicas que deu, mas não sei fazer. Como eterna aprendiz... eis-me aqui pronta para aprender. Deixei recado no seu face, não sei se recebeu.
      bj grande

      Excluir
  6. Somos capazes de coisas que nem imaginamos. Quando há dedicação é isso que acontece: realização. Parabéns! Aproveito para agradecer a sua participação no "Mãe bacana". Um linda trajetória de mãe.
    http://www.maebacana.com.br/2013/05/mae-em-construcao-por-ligia-pacheco.html
    Um grande beijo, Gisa Hangai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa, verdade. Quando nos dispomos a aprender, aprendemos o que nem imaginávamos que era possível aprender. Grande beijo e foi um prazer participar novamente desse blog de vocês que é tão interessante. Obrigada pelo convite. bjs

      Excluir