31 de mai. de 2012

53- TRUQUES PARA FAZER SEU FILHO DORMIR


Seria mesmo bem mais fácil se uma criança nascesse com um manual de instrução. Para fazer dormir então, nossa, levante a mão quem não queria um fórmula mágica! Mas, se manuais existissem, com certeza seríamos menos criativos.
Tenho um amigo que, quando criança, tinha como tarefa ser responsável pela irmã mais nova. Como também era criança e não tinha paciência, arrumou logo um jeito de fazer a irmã dormir. Colocava-a num bebê conforto virado para o sol. Os olhos da pequena não conseguiam ficar abertos por mais que tentasse. Rapidamente, a pequena dormia. Oh dó!
Eu cantava para as minhas filhas e alisava as sobrancelhas bem lentamente. Dica de tia. Mas, talvez dormissem para que eu parasse de cantar logo. Porém, olhando por aí, a gente vê cada estratégia interessante, engraçada e até umas que dá tontura só de ver. Outro dia vi uma mãe que sacodia tanto a criança, que fiquei com medo do cérebro do bebê sair voando.
Mas, e você, como se vira?
Assista ao vídeo abaixo, são menos de dois minutos. São 7 truques para fazer o bebê dormir. E, veja como a maternidade nos deixa criativas. 



5 comentários:

  1. Aqui em casa sempre foi muito fácil, pois desde o 1o mês nossa filha, agora com 4 anos, dorme sozinha na própria cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/01/2012

      Você deve ser um grande exemplo a ser seguido.
      Por favor, passe para mim sua estrategia. rssrrsr...
      Minha pequena tem 11 meses e é uma grande dificuldade para dormir.
      Na verdade, ela dormi, mas nao quero contar a quantidade de vezes que se desperta pela noite.
      Faz muito tempo que nao sei o que é dormir uma noite inteira. Ahhh... que desejo que tenho de sonhar com os anjos pelo menos uma noite. rsrsrrs... Tenho claro que a pessoa que inventou essa frase:"Dormir igual a um bebê", nunca em sua vida teve um filho. rsrsrsrs. A que sim?rsrsrs...

      Excluir
    2. Amei o comentário:"Tenho claro que a pessoa que inventou essa frase:"Dormir igual a um bebê", nunca em sua vida teve um filho. rsrsrsrs." E, acrescentaria... devia ser homem! rsrsr Mas, o que Adriana fez, de desde sempre colocar a criança na própria cama, é uma dica maravilhosa. Creio que os "truques" na verdade não passam de rotinas que a criança associa com a hora de dormir.
      Em relação a dormir tranquilo a noite inteira... hum... será? Sei que os filhos saem da barriga, mas nunca mais da cabeça. Tranquilo, tranquilo eu acho que nunca mais.

      Excluir
  2. Eu acho que o que me ajudou muito foi ter planejado minha gravidez! Isto nos torna mais preparados (ou menos despreparados, prefiro dizer) pois temos a oportunidade de ler sobre o dia a dia com uma crainça em casa. Li vários livros e métodos e eu e meu marido escolhemos um (o da encantadora de bebes-tracy hogg)pois foi o que mais chegou próximo ao que pensamos ser criar e cuidar de uma criança para que seja saudável. Ler muitos livros também trouxe problemas uma vez que gera muitas expectativas e nossos filhos não são máquinas ou ratinhos de laboratório) e a gete acaba se frustrando em alguns momentos com os "métodos". Ocorre que minha filha como foi condicionada a pegar no sono sozinha em sua própria cama (sem colo, balanço de carrinho etc)simplesmente nao teve alterntiva. Os bebes sao muito espertos, aprendem rápido. Se damos outra aletrnativas ele vai esolher a mais conveniente pra ele, claro. Você diz que sua filha acorda muitas vezes a noite. Saiba que a minha acrdava sempre de 2 a 4 vezes no 1o ano e pelo menos 1 até o 2o ano. Ou seja, só dormiu uma noite inteira aos 2 anos de idade. Mas nós nunca pegávamos no colo, só quando era febre ... sempre ficávamos ao lado dela, conversávamos com ela, um carinho na cabeça e saíamos do quarto. Suportamos muito, muito choro mas nossa filha nunca se sentiu sozinha ou abandonada pois sempre estávamos por perto dizendo a ela "estamos aqui, é hora de dormir, feche os olhos e durma". E é o que ela, sem outra alternativa, fazia! Depois dos 2 anos nunca mais tive problemas! Boa sorte e confie! Seja firme e amorosa! Firmeza e Amor são a grande garantia de que tudo vai dar certo!
    Ah! E segundo a encantadora de bebes: nunca é tarde para começar a condicionar seu bebe para dormir bem só vai demorar mais e demandar mais esforço ...

    Escrevi sobre os desafios da maternidade no meu blog, se desejar ler:

    http://adriana-fiatlux.blogspot.com.br/2011/05/voce-tem-certeza-de-que-quer-ser-mae.html

    ResponderExcluir
  3. Concordo Adriana. Preparar-se é fundamental. O conhecimento aumenta nossas percepções e com elas nossas chances de acerto. E gostei muito da sua postagem: "Vc tem certeza de que quer ser mãe?" Pois, ser mãe não é mesmo uma brincadeira. Melhor entender primeiro e ver se aguenta o tranco. rsrsr. bjs e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir