3 de abr. de 2012

47. RIA, NÃO COMPLIQUE E EXPLIQUE


PS: DE VOLTA
Minha coluna na Revista Pais & Filhos continua semanalmente. Toda quarta tem novidade no site da revista. A proposta é estar DE OLHO NO COTIDIANO e a partir dele refletir e trazer dicas que ajudam na educação entre pais e filhos. Mas, saudosa do FILHOsofar, consegui melhor me organizar e cá estou de volta. Então, vamos à primeira postagem de 2012.

RIA, NÃO COMPLIQUE E EXPLIQUE
Esta é uma dica bem importante da Mafalda.
Muitas vezes acreditamos que os filhos percebem a realidade assim como nós. Porém, quase tudo o que há em nosso cérebro é fruto da nossa experiência e que é única. O que muitas vezes parece óbvio aos adultos, para  a criança não é, pois ainda não construiu aquele conhecimento, ainda não o experimentou.
Quando eu era bem pequena, levaram-me para uma fazenda e vi pela primeira vez tirarem leite de vaca. Achei aquilo incrível, mas quando encheram um copo e me entregaram para beber eu logo respondi: “Não quero, eu só tomo leite de xícara!” Todos riram, eu não entendi a graça e ficou por isso mesmo. Anos mais tarde, descobri que aquele leite era o “mesmo” leite que eu bebia em casa. Observem, eu não sabia o processo do leite até que ele chegasse à xícara. Isso se aprende, como todo o resto. Diferentemente, os adultos que riram já tinham  este conhecimento, já tinham experimentado e vivenciado o processo. Eu não. Sei que me fizeram sentir como se estivesse entrando num filme que já havia começado. Assim, pode rir sim, pois a espontaneidade e as construções da criança são deliciosas. Mas, ajude-a a entender o que se passa. Afinal, você já entrou neste filme faz tempo!


Um comentário:

  1. Adorei o blog. Estou compartilhando com todos que conheço. Parabéns! seus textos são simples e o mais importante MUUUUUIIIIITTTOOOO práticos! Um abraço.

    Adriana

    http://adriana-fiatlux.blogspot.com.br
    e
    http://mafaldaleautoajuda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir