Ontem vi uma polêmica no jornal que me pôs a pensar: Pais de criança obesa devem perder a guarda do filho? Lembro que há pouco tempo a beleza da criança era traduzida pela quantidade de dobrinhas que tinha. Os pequenos Budas faziam sucesso. Hoje, sabemos que gordura não é sinal de beleza e nem de saúde. Mas, ouvi de um endócrino infantil que 90% de seus pacientes têm alta taxa de colesterol, estão acima do peso e têm no máximo 14 anos. Segundo o último IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está obesa. Para alguns pesquisadores, os pais destas crianças têm sido negligentes em não controlar a alimentação dos filhos. Devido a isto, já há casos, nos EUA, Espanha, Canadá, Escócia e Inglaterra, de pais que perderam a guarda dos filhos. E no Brasil, isto também é possível. Mas pergunto: Estes pais seriam também obesos? Saberiam eles controlar a própria alimentação? Educar a família não seria melhor do que lhes tirar a guarda? No Japão, apenas 3,4% da população é obesa, e anualmente, todos passam por exames médicos. Quem está acima do peso recebe um guia de instruções sobre alimentação saudável e exercícios. Se não entrar na linha, pode pagar mais caro pelo plano de saúde. Solução melhor? Talvez. Mas, sou sempre a favor de iniciar pela educação, que vai bem além da instrução. Custaria menos ao governo, à família e à própria criança. Afinal, ser obeso é bem mais penoso do que carregar um sobrepeso físico. Pense nisso antes de não dar limites alimentares ao seu filho.
Eu não tenho problema de filho obeso. Tenho sim problema é com o marido que é obeso.
ResponderExcluirOlá. É fácil ter filhos obesos quando os pais são obesos, pois são eles que educarão a criança neste quesito, em que eles próprios encontram dificuldades. Que bom que seu filho não se influenciou.
ResponderExcluirLucicleide Lessa, Ana Lourdes Epifani, Paula Dantas, Janette Oliveira, Escola de Valor Consultoria curtiram esta postagem.
ResponderExcluirCinco pessoas compartilharam esta página com sua rede social.
ResponderExcluirObrigada Ana Lourdes Epifani, Paula Dantas, Janette Oliveira, Escola de valor consultoria. E obrigada pelos compartilhamentos. beijos a todos e todas.
ResponderExcluirLucicleide Lessa curtiu esta postagem.
ResponderExcluirLucicleide Lessa: Saudades minha querida e eterna professoraaaaaaaaa......
ResponderExcluirGabi Pacheco: orguuuuulho!
ResponderExcluirLucicleide Lessa e Gabi Pacheco, obrigada pelo apoio. Saudades Lu. Orgulho tb, Bi. bjs bjs
ResponderExcluir