9 de jun. de 2011

12- COISA DE PROFESSORA: REVISÃO

Leia a síntese das postagens e procure identificar, no filme abaixo, os pontos refletidos até aqui. E então, faça uma análise de como tem percebido e agido para o desenvolvimento do seu filho. Não se preocupe, sempre há ajustes a fazer. Garanto.

VIMOS QUE:
O desenvolvimento do seu filho depende da genética, do meio sócio-cultural que ele está inserido e de como ele interage com o que lhe é disponibilizado.

O meio é fundamental e a interação do sujeito com ele idem. Pois, quase tudo que sabemos, aprendemos pela experiência. Inclusive, aprendemos a maneira de viver a experiência.

O primeiro meio da criança é a família, que oportunizará a base de seu desenvolvimento. Lugar onde terá as primeiras experiências e modelos que interferirão na construção do seu ser.

Entre o que o seu filho é e o que ele poderá a vir a ser, depende das oportunidades de desenvolvimento, que dependerá da base construída. Base esta que não é determinante, mas muito marcante. A expressão “vem de berço” faz sentido.

Pais e filhos são seres em construção. E, nesse processo as ações dizem mais do que as palavras, ensina-se e aprende, desenvolve e é desenvolvido, transforma e é transformado. Mas nada disso é automático. É preciso perceber e querer.

VEJA AGORA ESTA SÍNTESE NO FILME:



Nenhum comentário:

Postar um comentário