31 de mai. de 2011

6- EDUCAÇÃO DE PAIS E FILHOS I

Na postagem anterior, levantei 3 pontos a serem refletidos na educação dos filhos que passam também pela educação dos pais. Vejamos por outras facetas, e um por vez.

1. PAIS E FILHOS SÃO SERES INACABADOS

“Não somos, estamos sendo”, dizia Paulo Freire. Sim, somos incabados e espero que nunca prontos, nem pais, nem filhos.



Atenção ao quadrinho!
É bom refletir, conhecer, buscar entender a situação e o nosso desenvolvimento. Devemos incentivar a criança aos questionamentos, ainda que pareça ser só para “matar” a aula. Ajudá-la nessa reflexão, e na percepção de que é grande responsável pela construção do seu ser. Não basta ignorar o fato, as dúvidas, as angústias. Filosofar é bom em qualquer idade. FILHOsofar então, hum... é muito bom. Principalmente por se tratarem de seres, pais e filhos, que "estão sendo", aprendendo a SER nos vários papéis da vida. 
A vida é sim cheia de mistérios. E nós também. Prestar e dar atenção às nossas ações e às ações do filho ajuda a perceber o que é preciso mudar para proporcionar uma melhor construção tanto dos pais quanto dos filhos. FILHOsofe!

2 comentários:

  1. Acredito nisso! Ora, fomos crianças um dia - e talvez nunca deixemos de ser em algum lugar de nós mesmos. A lógica é que a nossa capacidade de dialogar se amplie. Se o oposto ocorre, algo na nossa própria vida dever ser revisto urgentemente. Valeu, Lígia!

    ResponderExcluir
  2. Esta tirinha me lembrou muito a minha participação no "Crianças no Furacão".
    beijocas, beijocas

    ResponderExcluir