
2. Interagimos com o mundo a partir destas representações mentais que
construímos. Logo, quanto mais conhecimentos bem representados, mais a criança
poderá perceber do mundo, abrindo-se a novas possibilidades de aprendizagens e
desenvolvimentos.
3. De certa forma, só percebemos o que já conhecemos. Conto
um episódio para ilustrar. Umas crianças de educação infantil aprendiam sobre
os insetos. No intervalo, foram ao pátio brincar, mas logo voltaram à
professora em alvoroço. Estavam surpresas como o estudo havia feito o pátio ficar
repleto de insetos. Claro que sabemos que os insetos já estavam lá. O que
aconteceu é que ao dar início a construção das representações sobre os insetos,
a percepção das crianças mudou. E elas viram o que antes lhes era
desapercebido.
Então, como podemos ajudar? Lembrar que nossas representações
são diferentes das da criança. Atentar-se as suas descobertas, as suas
representações, não dizer qualquer bobagem, mas ajudá-las a conhecer, perceber
e construir correta e organizadamente o mundo, os outros e a si mesmo.
Muito bom!
ResponderExcluirDicas maravilhosas. Eu nunca tinha pensado nisso.
ResponderExcluirObrigada.
Lia Lopes