16 de dez. de 2014

130. LIGIA PACHECO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.


Há quinze anos apresento pesquisas e  ministro palestras e cursos em congressos nacionais e internacionais e em empresas, em especial, as educacionais.
Seguem alguns temas para Empresa, Equipe Pedagógica e Pais. Todos são dinâmicos, teórico-práticos e facilitam mudanças.

Escolha o seu ou traga a sua necessidade para novo tema.



PARA EMPRESA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Desenvolver comportamentos básicos para ambiente produtivo e vivo na organização. Como liderança, percepção, pró-atividade, empreendedorismo, responsabilidade,gerenciamento de emoção, motivação, comunicação, autonomia, relações intra-interpessoais.

AS NEUROCIÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO
Conhecer e aprender a atuar nos mecanismos cerebrais que colaboram com o desenvolvimento pessoal e grupal, para melhorar desempenho, envolvimento, motivação e satisfação de todos os envolvidos na organização.

TEAM BUILDING: FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO.
Vivências que afloram comportamentos pessoais, emocionais, de trabalho em equipe e de resolução de problemas. Relaciona-os com os princípios do team building e traz ferramentas para ressignificá-los em prol de uma equipe de alto desempenho.

PARA EQUIPE PEDAGÓGICA

LIDERANÇA NA SALA DE AULA: COMO ALCANÇÁ-LA?
Identifica os tipos de liderança em situações reais de sala de aula, as concepções que as fundamentam, e as ações que ajudam (ou atrapalham) no desenvolvimento do aluno. Elenca as mudanças necessárias para bem liderar aprendizagens e pessoas.

AS NEUROCIÊNCIAS NO COTIDIANO EDUCACIONAL.
Conhecer nos mecanismos cerebrais de aprendizagem o porquê (e como) diversificar ações didáticas, desenvolver os hemisférios, valorizar atenção, esforço, reforço, emoção, motivação e uso dos sentidos e do movimento no planejamento do cotidiano educacional.

NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Fruto de pesquisas educacionais pelo mundo, trata de pensar, identificar e elencar o que é fundamental na educação atual e futura, bem como as competências e habilidades necessárias ao ensinante e aprendiz de uma educação de qualidade.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E AÇÕES.
Conceitua alfabetização e letramento e a evolução dos termos. Identifica e aprofunda as fases da criança na psicogênese da língua escrita e como ajudá-la no processo. E, diz da importância da consciência fonológica e da escrita como sistema notacional.

POR QUE, O QUE E COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Por muito tempo as instituições de ensino focaram o desenvolvimento da razão. Hoje sabemos a grande importância da Inteligência Emocional, inclusive para a viabilização da aprendizagem. Além disso, cerca de 80% das demissões no mercado de trabalho ocorrem devido a falta de tal desenvolvimento. Assim, trata-se de trabalhar os principais elementos de tal inteligência, trazendo exemplos práticos de como desenvolvê-los no cotidiano escolar.

PARA PAIS

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA (E DOS PAIS) NA ESCOLA.
A adaptação é proporcional ao conhecimento que se tem dela. Assim, trata dos 4 pilares (escola-família-aluno-conhecimento) como base de uma boa educação, destacando o que ajuda (e atrapalha) na adaptação de pais e filhos na escola.

COMO EDUCAR FILHOS NA ATUALIDADE
Reflete como os pais foram educados e os novos paradigmas educacionais para introduzir temas como: Terceirização e fim da infância, formação, relação, respeito, comunicação, indisciplina, superproteção, tirania infantil, limite, com dicas de como fazer.

COMO AJUDAR O SEU FILHO A APRENDER E DESENVOLVER.
Conceitua e relaciona a aprendizagem e o desenvolvimento. Busca entender como funcionam tais mecanismos a nível cerebral para poder criar ações que favorecem as aprendizagens e os desenvolvimentos da criança.


LIGIA PACHECO: Mestre em Filosofia da Educação (USP), graduada em Pedagogia (USP) e Educação Física (USP). Especialista em Neuropsicologia, Personal & Professional Coaching. Pesquisa e experiência docente da Educação Infantil à Pós-Graduação. Palestras, cursos, workshops que abrangem o desenvolvimento pessoal e profissional. Assessora Educacional, elaboração e execução de projetos educativos e Escola de Pais. Colunista da Revista Pais & Filhos e Autora do blog FILHOsofar.

12 comentários:

  1. Anônimo12/16/2014

    Conheço bem essa profissional tanto em sala de aula quanto em cima de um palco palestrando para mais de mil pessoas. Lígia Pacheco sabe provocar, encantar e transformar as pessoas e seus mundos.
    Obrigada Lígia por ter passado em nossas vidas.
    beijo beijo beijo
    Aline (Recife)

    ResponderExcluir
  2. Grata por ter te visto em sala de aula, no palco e no dia a dia. Você marca por onde passa. Orgulho de tudo que constrói, ressignifica e inspira nas pessoas. Você mudou o mundo de muita gente, tenha certeza disso. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/17/2014

    Tenho a oportunidade de ver esse trabalho de perto e, me encanto em cada uma delas. A paixão, o comprometimento, a alegria de transferir seus conhecimentos, fazem de você Ligia não só uma simples professora e educadora, mas uma mestre na arte de ensinar. Com dinamismo, humor e competência você faz diferença no crescimento educacional deste País. Obrigada! Sucesso sempre. Bjs PatVal

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12/17/2014

    Parabéns professora! Aguardarei a postagem na Índia! Abraços...
    Miriam Mirtes Stadler

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/17/2014

    Alguém com quem aprendi muiiito.
    Mirtes Moura

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12/17/2014

    Esqueceu de colocar o melhor detalhe a melhor professora do mundo!
    Evelyn Roxane

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12/17/2014

    Com muito respeito e admiração.
    Vera Lígia Magalhães

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12/17/2014

    Que orgulho! Lindona como sempre!
    Camila Pacheco

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12/18/2014

    Linda!!! Saudades dos momentos em sala de aula. Fafire.
    Adjailta Vidal

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12/18/2014

    Deixa eu ser repetitivo: linda e inspiradora. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de bons motivos para celebrar.
    Miguel Vieira Jr

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12/19/2014

    Aprendi a aprender aos 60 anos com a inesquecível Prof Ligia Pacheco.
    "Antes tarde do que mais tarde", como ela sempre dizia.
    Um beijo enorme do seu sempre fã
    Elizeu - Esuda

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por você sempre provocar as pessoas a pensarem.encantando a todos e fazendo com que o aluno tenha autonomia.Obrigada por ter passado em minha vida

    ResponderExcluir