Nem tudo o que está a nossa frente conseguimos perceber. Isso vale
para os pais, os filhos, para todos. Para que uma informação do mundo externo
(realidade) penetre em nosso mundo interno (cérebro) e possa ter a chance de
ser processada é preciso primeiramente intenção e atenção para
com aquele estímulo. Caso contrário, passa desapercebido. Mas o que nos chama a
atenção? Aquilo que nos interessa, que nos motiva, faz sentido, faz sentir, é
significativo. Ou seja, aquilo que de certa forma já é conhecido e/ou sentido por
nós. Quantas coisas nem notamos e estão bem abaixo de nosso nariz! Mas, aquilo
que não percebemos (ou os nossos filhos), pode vir a ser notado e ser bem
interessante de se notar. Basta alguém ou algo nos ajudar a “ver”. Bingo! Que
coisa importante! Percepção também se ensina e aprende. Mas como?
Darei um exemplo prático, e o farei com você, enquanto dou algumas
dicas importantes para quando for apresentar algo novo ao seu filho. Vou usar a
música que gostava de ninar minhas filhas, e que um dia revelou-me grata
surpresa, ampliando minha percepção e meus mundos. Vamos lá: “Minha canção”, de
Chico Buarque do musical “Os Saltimbancos”.
Siga a leitura passo a passo e observe o que acontece com a sua
percepção em relação a música. Não tenha pressa, desfrute cada passo e se deixe
encantar.
1. Vamos iniciar pela música. Clique, escute-a, sinta-a... só isso.
2. Escute-a de novo, desta vez prestando atenção à canção e aos seus
mistérios.
3. Leia agora a letra, ampliando ainda mais a sua percepção para a
música, buscando compreendê-la.
(É
excelente diversificar os sentidos e processos na apresentação de algo novo.
Iniciamos pela audição, envolvendo sensações, lembranças, emoções. Agora vamos percebê-la
pela visão, enfatizando a razão na análise da letra.)
4. Percebeu algum mistério na letra e na música? Verifique-a
atentamente.
(Observe que agora estou
tentando atiçar a sua curiosidade, para ajudar com que você tenha intenção e
atenção para perceber.)
5. Não? Vou dar uma dica. Observe que a música sobe
e desce na escala musical. Se puder escute-a de novo.
(Note que provoco um desafio, dando uma dica. O cérebro gosta de
desafios.)
6. Des-vendou?
O gênio Chico
Buarque brincou em poesia, e nos brindou com este encantamento, não foi? Que
delicia de canção! E quantas maravilhas há ainda a serem desvendadas por nós e
pelos nossos filhos. Atice o seu filho a querer aprender sempre e a se manter
curioso. Chame lhe a atenção para o novo de um modo significativo. Ensine-o a “ver”.
Instigue-o a ampliar o seu mundo externo e interno. E os mundos se ampliarão
maravilhosamente. Afinal, somos do tamanho do que vemos e não da nossa
estatura.
Que maravilha de texto Lígia !!!
ResponderExcluirMuito bom esse exercício que você apresentou-nos !
Desejo que os pais tenham sabedoria para causar "sede" de conhecimento em seus filhos para que sejam de um tamanho para além de suas estaturas !!!
É sempre um prazer imenso te visitar !
Beijos querida.
Mila Pires, você disse tudo... causar "sede" nas crianças. Mas esta não deve ser tarefa só dos pais, mas também dos professores. Para isso, nós precisamos ter sede por aprender. Afinal, só ensina quem aprende, não é? Que a nossa curiosidade não "seque" nunca, nem nossa vontade de atiça-la em nós e nos outros. Pois também o nosso tamanho vai além da nossa estatura. Ainda bem, pois 1m61 cm é quase nada. rsrsr beijo grande
ExcluirAmiga, vc sempre me surpreendendo com seu talento e sensibilidade! Abraços. Almir Rodrigues
ResponderExcluirAlmir querido, obrigada por sua sensibilidade, pela força que dá e sempre deu, por sua amizade rara e verdadeira, que a distância não comprometeu. Saudades de nossas conversas tão ricas e produtivas, de nossas inquietações compartilhadas, de nossas risadas. Com grande carinho, Lígia
ExcluirBingo! Bingo! Bingo!....Adorei!!!!!! Grande abraço!!!!
ResponderExcluirDelsa
Delsa querida... Bingo bingo bingo! Que bom! Abraço forte e saudades de nossas aulas. Como aprendi com vocês!!! Como cantava Cassia Eller... "Eu vejo que aprendi, o quanto ensinei..." Com certeza ampliei meu mundo. beijo grande
ExcluirAdorei o texto maravilhoso !!!
ResponderExcluirTeresa, fico feliz que tenha gostado. Não é fácil ampliar mundos de autistas, mas nada é impossível quando se há um sonho. E isto sei que você tem e o vive lindamente. Um beijo carinhoso de quem te admira muito.
ResponderExcluirOlá Ligia
ResponderExcluirSaudades de você. Linda postagem, desejo uma bela noite. Bjs querida.
Lucinalva querida, quem diria o que a sua provocação pelo blog iria dar. Eternamente grata. beijos beijos
ExcluirBem assim! Bjs minha SUPER PODEROSA PROFESSORA!♥
ResponderExcluirLetícia Souza
Leticia Souza, inesquecível poderosa. Parece que foi ontem que o trio das poderosas me enfrentou, surtindo efeito contrário: Encantamento na mesma hora. Estas magias entre docentes e discentes são maravilhosas. beijos beijos
Excluirmuito bom....
ResponderExcluirMarta Sant Anna
Que bom que sentiu "muito bom"... rsrsr
ExcluirExcelente!! Vou compartilhar!! Bjo.
ResponderExcluirAvani Corrêa
Avani, a ideia é esta mesma... Se aprovou, use, abuse e compartilhe. Obrigada. beijo grande
ExcluirQue boa provocação. Parabéns Professora Lígia pelo texto e por apresentar novas possibilidades para nossos filhos e para nós mesmos.
ResponderExcluirMiguel Jr, você captou a ideia. Não há como bem promover o desenvolvimento dos filhos se não há tal percepção, primeiramente, em nós. Obrigada. Abraços.
ExcluirBelíssimo post.!
ResponderExcluirLembro bem das "aulas de percepção" que nos dava…. E o quanto somos do tamanho que queremos ser também. E usando mais uma vez a frase que sempre nos dizia, do Einstein, "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original".
Agradeço por nos ensinar a ver cada vez mais e mais, e ver de maneiras tão diferentes a mesma coisa.
TE AMO