15 de fev. de 2013

62- COMO FACILITAR A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA.


Seja a primeira vez que a criança vai a escola, ou ao voltar das férias, há sempre o momento de adaptação. Para algumas crianças isto é fácil, mas para outras nem tanto. Conheço a escola como professora e como mãe, e logo percebi que o que mais dificulta a adaptação da criança ou são experiências ruins que ela teve ou somos nós, os pais. Nossa ansiedade e medos contaminam a criança, deixando-a também ansiosa e insegura. Assim, é bom sabermos que a primeira adaptação é nossa.
Vamos a algumas dicas que ajudam:
1- Mantenha a calma e não se sinta culpado. A escola é um ótimo lugar para a criança aprender e se desenvolver integralmente.
2- Conheça bem  a proposta pedagógica e filosófica da escola e confie na sua escolha.
3-Fale da escola com animação e nunca a associe a algo ruim ou como ameaça, nem fale mal da escola na frente da criança.
4- Se você sentir muita necessidade, fique uns dias na escola de acordo com as regras da mesma. Mas não fique em cima da criança. Isso dificultará ainda mais.
5- Se a criança chorar é normal. Logo ela irá se divertir. E se você chorar evite fazer isto na frente dela. Mas se a criança estiver muito resistente, não menospreze o problema. Converse com ela e com a professora buscando entender o que tem acontecido.
6- Não leve a criança no colo. É muito difícil deixar o colo dos pais. E se ela for bem pequena, leve alguma coisa que lhe seja familiar e que lhe traga segurança como paninho, fraldinha, bichinho.
7-Ao se despedir, não saia de fininho e nem minta. Abrace-a forte e seja natural. E, cuidado com as manipulações infantis.
Por fim, 8- Pais felizes, calmos, seguros e confiantes tendem a ter filhos felizes, calmos, seguros e confiantes.
Vamos lá, respire fundo e boa volta às aulas!

6 comentários:

  1. Anônimo2/16/2013

    Ufaaaaa. Deve ser muito difícil mesmo, mas com essas dicas fica mais fácil. E assim será em tudo na vida, sempre tendo que deixá-los ir. Parabéns Lígia. BF.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/16/2013

    ACABEI DE VER O SEU VÍDEO. EXCELENTE. OBRIGADO PELAS DICAS. SE OS EDUCADORES BRASILEIROS SE PREOCUPASSEM COM A EDUCAÇÃO ASSIM COMO VOCÊ, COM CERTEZA TERÍAMOS ALUNOS MAIS APLICADOS, PAIS MAIS DEDICADOS E PROFESSORES MAIS COMPROMETIDOS. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/16/2013

    Ligia ótima postagem. Venho acompanhando seu blog, mas esse pra mim foi especial pois estou com essa dificuldade no momento, em soltar meu filho pela primeira vez. Segunda começam as aulas e eu estou muito ansiosa. Irei ficar uma semana em adaptação, mas confesso que estou nervosa e preocupada. Porém preciso deixar tudo isso de lado e acompanhar. Valeu pelas dicas. Andréa - BA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/19/2013

    Precisava muito ouvir tudo isso, obrigada. Maria Célia - SSA

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/22/2013

    o mais dificil realmente é tirar do colo

    ResponderExcluir
  6. Muito informativo o post! adorei!

    ResponderExcluir