20 de set de 2012

56- TAREFA DE CASA: COMO AJUDAR?


Primeiramente, para que serve a tarefa de casa? Serve para reforçar, fortalecer ou ampliar a aprendizagem, ou preparar a criança ao novo conhecimento. Por isso, deve estar relacionada aos conteúdos que ela está aprendendo. Porém, muitas escolas insistem em passar a tarefa aos pais, pois estão além da capacidade da criança, ou passam atividades soltas, chatas e/ou improdutivas. Fique atento. Todavia, hoje temos conhecimentos, como os das neurociências, que nos ajudam a compreender como o cérebro aprende, dando-nos dicas para ir a favor do seu funcionamento. Muitas escolas estão de olho nisso, e colaboram para que o conhecimento possa fazer diferença na vida do seu filho, possibilitando-o a compreensão e a transformação do mundo e de si mesmo. Colabore você também. Como?
1- Reflita a maneira como você percebe a tarefa. Em geral, os pais tiveram muitas experiências negativas e tendem, sem notar, a reproduzí-las nos filhos. Não o contamine com o seu olhar.
2- Ajude-o a transformar o dever de casa em prazer de casa. Para isso, a tarefa precisa fazer sentido, seu filho precisa identificar o que aprende no cotidiano, ela deve ser desafiadora e requer um ambiente favorável e com diversos recursos de pesquisa.
3- Não faça a tarefa do seu filho, nem crie o hábito de ficar ao seu lado. Ensine-o que esta responsabilidade é dele, crie uma rotina de estudo, e o ajude a ganhar autonomia para fazê-la por si só.
Aos poucos vamos dando mais dicas, explorando e clareando melhor cada ponto levantado. Acompanhe. Tenha um bom dia.

Veja ainda minha coluna na Revista Pais & Filhos. 

Ligia Pacheco - Pais & Filhos

Um comentário:

  1. Anônimo9/20/2012

    MUITO BOM ESSE TEXTO/CONSELHO PARA OS PAIS E PARA OS EDUCADORES. PARABÉNS PELA CONTRIBUIÇÃO. BJS. VALÉRIA

    ResponderExcluir