16 de dez de 2014

130. LIGIA PACHECO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.


Há quinze anos apresento pesquisas e  ministro palestras e cursos em congressos nacionais e internacionais e em empresas, em especial, as educacionais.
Seguem alguns temas para Empresa, Equipe Pedagógica e Pais. Todos são dinâmicos, teórico-práticos e facilitam mudanças.

Escolha o seu ou traga a sua necessidade para novo tema.



PARA EMPRESA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Desenvolver comportamentos básicos para ambiente produtivo e vivo na organização. Como liderança, percepção, pró-atividade, empreendedorismo, responsabilidade,gerenciamento de emoção, motivação, comunicação, autonomia, relações intra-interpessoais.

AS NEUROCIÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO
Conhecer e aprender a atuar nos mecanismos cerebrais que colaboram com o desenvolvimento pessoal e grupal, para melhorar desempenho, envolvimento, motivação e satisfação de todos os envolvidos na organização.

TEAM BUILDING: FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO.
Vivências que afloram comportamentos pessoais, emocionais, de trabalho em equipe e de resolução de problemas. Relaciona-os com os princípios do team building e traz ferramentas para ressignificá-los em prol de uma equipe de alto desempenho.

PARA EQUIPE PEDAGÓGICA

LIDERANÇA NA SALA DE AULA: COMO ALCANÇÁ-LA?
Identifica os tipos de liderança em situações reais de sala de aula, as concepções que as fundamentam, e as ações que ajudam (ou atrapalham) no desenvolvimento do aluno. Elenca as mudanças necessárias para bem liderar aprendizagens e pessoas.

AS NEUROCIÊNCIAS NO COTIDIANO EDUCACIONAL.
Conhecer nos mecanismos cerebrais de aprendizagem o porquê (e como) diversificar ações didáticas, desenvolver os hemisférios, valorizar atenção, esforço, reforço, emoção, motivação e uso dos sentidos e do movimento no planejamento do cotidiano educacional.

NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Fruto de pesquisas educacionais pelo mundo, trata de pensar, identificar e elencar o que é fundamental na educação atual e futura, bem como as competências e habilidades necessárias ao ensinante e aprendiz de uma educação de qualidade.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E AÇÕES.
Conceitua alfabetização e letramento e a evolução dos termos. Identifica e aprofunda as fases da criança na psicogênese da língua escrita e como ajudá-la no processo. E, diz da importância da consciência fonológica e da escrita como sistema notacional.

POR QUE, O QUE E COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Por muito tempo as instituições de ensino focaram o desenvolvimento da razão. Hoje sabemos a grande importância da Inteligência Emocional, inclusive para a viabilização da aprendizagem. Além disso, cerca de 80% das demissões no mercado de trabalho ocorrem devido a falta de tal desenvolvimento. Assim, trata-se de trabalhar os principais elementos de tal inteligência, trazendo exemplos práticos de como desenvolvê-los no cotidiano escolar.

PARA PAIS

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA (E DOS PAIS) NA ESCOLA.
A adaptação é proporcional ao conhecimento que se tem dela. Assim, trata dos 4 pilares (escola-família-aluno-conhecimento) como base de uma boa educação, destacando o que ajuda (e atrapalha) na adaptação de pais e filhos na escola.

COMO EDUCAR FILHOS NA ATUALIDADE
Reflete como os pais foram educados e os novos paradigmas educacionais para introduzir temas como: Terceirização e fim da infância, formação, relação, respeito, comunicação, indisciplina, superproteção, tirania infantil, limite, com dicas de como fazer.

COMO AJUDAR O SEU FILHO A APRENDER E DESENVOLVER.
Conceitua e relaciona a aprendizagem e o desenvolvimento. Busca entender como funcionam tais mecanismos a nível cerebral para poder criar ações que favorecem as aprendizagens e os desenvolvimentos da criança.


LIGIA PACHECO: Mestre em Filosofia da Educação (USP), graduada em Pedagogia (USP) e Educação Física (USP). Especialista em Neuropsicologia, Personal & Professional Coaching. Pesquisa e experiência docente da Educação Infantil à Pós-Graduação. Palestras, cursos, workshops que abrangem o desenvolvimento pessoal e profissional. Assessora Educacional, elaboração e execução de projetos educativos e Escola de Pais. Colunista da Revista Pais & Filhos e Autora do blog FILHOsofar.

9 de dez de 2014

129. DEZEMBRO DE 2014



Em pouco menos de um mes já estaremos em outro ano. Muito a agradecer nesse diferente 2014, ano marcante para muitos. Grata 2014, grata a você, leitor, por suas trocas, comentários, encorajamentos, aconchegos.
Este ano fui a sete países, em sua maioria, para pesquisar in loco projetos educacionais que geram transformações e dizem dos novos rumos da educação de qualidade. Noto, que quanto mais distante de minha cultura, mais a enxergo, assim como a mim mesma e as possibilidades de mudanças. As próximas postagens serão dedicadas à Índia, país que é mais para viver do que escrever. Mas há muito a compartilhar assim como já fiz nesse blog com a China, Rússia, Finlândia, Croácia, Estados Unidos. Este ano, ainda dei palestras, cursos, aulas em pós-graduação, escrevi as colunas na Pais & Filhos e alimentei com doçura esse blog FILHOsofar, onde compartilho para pais, professores e interessados, experiências educacionais de nossa e outras culturas. E para bem fechar o ano, fui convidada para ser cronista de um site de Portugal premeado e bem recomendado no país. Chamei esse espaço de “MÃEchete do dia”, onde falarei da minha experiência como mãe de um jeito bem sincero e humano.
Ps: Na página do blog você encontra os links tanto para  as colunas na Revista Pais & Filhos Coluna na Pais & Filhos, como para a última MÃEchete do dia MÃEchete do dia e as palestras e cursos mais requisitados.
Ps2: Em breve teremos os posts também em Ingles. Aguarde.
Soon the posts will have version in English. Hold up!