28 de mai. de 2011

5- ENSINAR E APRENDER

Foi-se o tempo em que acreditávamos que só os adultos podiam ensinar as crianças. Hoje sabemos que tudo e todos ensinam, para um bom desenvolvimento ou não. E, quem for atento perceberá o quanto aprende ou pode aprender com a criança. Não é um ensinamento novo. Jesus já nos alertava: “assemelhai-vos às crianças”. E é mesmo bom aprender com ela, com sua simplicidade, curiosidade, veracidade, sinceridade, transparência, com seus poucos condicionamentos sócio-culturais. Ajuda-nos a repensar a educação dos filhos, a nossa própria e muito mais.
A educação de filhos passa a todo instante pelo ensino e pela aprendizagem, que são processos que se complementam como as duas faces de uma mesma moeda. Para ensinar é preciso ter o que aprender e ter o aprendiz. Para aprender é preciso ter um ensinante que tenha o que ensinar. Ah, se isso bastasse! Bastaria um pai e um filho para que acontecesse uma boa educação. Mas não é tão simples assim. Por ora, é importante perceber três pontos: 1- Que pais e filhos são seres inacabados e em constante construção. Ambos com potencial para serem ensinantes e aprendizes. 2- Que é melhor ensinar quando se sabe aprender e viver o que se ensina. Pois, os filhos aprenderão mais facilmente pelos modelos de ações do que pelas palavras. 3- Que ao ensinar aprendemos e ao aprender ensinamos. Ou seja, a educação ocorre em ambos, em pais e em filhos. Atente-se, ensine, aprenda e faça valer a educação entre pais e filhos.

5 comentários:

  1. Professora Lígia, muito bom o blog.
    Como é importante o ensino, principalmente na família. Uma família estruturada é uma sociedade estruturada. O lar é uma escola onde se aprende valores que servem para toda a vida! Parabéns pelo blog e pelo texto. Sou irmão de Lucinalva.
    Pr. Edilson Ramos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pr Edson. Sua irmã que me atiçou a fazer tal blog. A família, para mim, é a base de tudo. Ela diz muito do que somos. Por isso, é bom cuidar, não é? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse post. Aliás, estou gostando de todos. Sempre gostei das suas reflexões sobre educação. Aprendi e aprendo muito com elas.

    ResponderExcluir
  4. Lígia,

    Excelente texto...
    A cada dia aprendo mais sobre a família ser a base de tudo...
    Nossa sociedade tem perdido alguns valores...
    Só conseguimos, ter base forte para a vida, quando entendemos os valores básicos...Aqueles que aprendemos lá no jardim de infância...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Letícia e Felipe, que bom que estão gostando. E, obrigada pelo feedback. Anima a ânima. hehehe Também estou gostando de colocar tais "provocações". Apareçam e provoquem também. beijocas e saudades

    ResponderExcluir